terça-feira, 26 de julho de 2016

Afinal, vale a pena comprar um imóvel na planta?


afinal-vale-a-pena-comprar-um-imovel-na-planta.jpg
É difícil encontrar quem não queira comprar um imóvel para garantir um lar permanente para si e para sua família, não é mesmo? Mas como são várias as possibilidades de aquisição, como escolher a mais apropriada? Normalmente, a dúvida fica entre enfrentar um período de economia para tentar uma compra à vista ou apostar em anos e anos de financiamento com altos juros e taxas. Mas sabia que há uma terceira via? Uma tendência atual é a aquisição de imóveis na planta por meio de consórcios!

 Confira agora mesmo as características dos imóveis na planta e como efetuar a compra de um apartamento aderindo a um consorcio imobiliário!

O que afinal é um imóvel na planta?

Ao comprar um apartamento na planta, a princípio você adquire o projeto de uma construção e não efetivamente uma construção física. As construtoras ou incorporadoras oferecem esse serviço como forma de otimizar suas vendas e o atendimento ao cliente, passando a suas mãos um imóvel que muitas vezes sequer foi iniciado.

E por mais que muitas pessoas achem arriscado investir em um desenho pelo preço de um apartamento de verdade, a prática mostra que não há por que se preocupar nesse sentido, desde que a construtora seja idônea e a administradora do consórcio seja credenciada e prestigiada. Por isso, independentemente do tipo de compra que venha a fazer, o cliente deve, antes de mais nada, informar-se sobre os detalhes do negócio e a idoneidade do vendedor.

Essa opção é recomendada para quem?

A principal característica de um apartamento na planta é o prazo normalmente mais longo para a entrega das chaves. Assim, quem deseja participar de um consórcio voltado a esse tipo de empreendimento deve saber esperar. Não pode, portanto, estar precisando de um imóvel com urgência. Por essas e outras, muitas pessoas compram na planta pensando no imóvel como um investimento, uma forma de aumentar sua renda no futuro pela locação ou pela revenda. E já podemos adiantar que existem 2 razões básicas para que o prazo seja longo:

  • A primeira diz respeito à própria natureza do imóvel, que ainda será construído. De qualquer modo, será determinado um prazo para a entrega — geralmente entre 12 e 30 meses.

  • A outra razão se refere à natureza do consórcio, modalidade de compra também a longo prazo. Naturalmente, a pessoa poderá ser sorteada logo, mas também poderá demorar mais para receber seu prêmio. A contemplação antecipada dependerá parcialmente da sorte e, por outro lado, da disponibilidade de dinheiro do consorciado para efetuar um lance mais elevado.

Quais as vantagens do imóvel na planta?

Vale darmos maiores esclarecimentos sobre a compra de apartamentos na planta, certo? Por isso, eis algumas de suas vantagens:

Preço geralmente menor e forma de poupar

Apartamentos na planta costumam ser cerca de 20% mais baratos que imóveis já construídos. Além disso, as formas de pagamento e os prazos podem ser mais flexíveis. Considerando a aquisição por meio de consórcio, o pagamento será estendido durante um prazo específico, podendo chegar a 10 ou 15 anos. 

Dessa forma, se a pessoa já possui imóvel próprio ou está comprando somente para investir, o consórcio de um apartamento na planta contribuirá muito para a economia financeira, funcionando como uma poupança em grupo programada.

Apartamento completamente novo

Essa é outra vantagem de se comprar um apartamento na planta: você receberá um imóvel saído do forno, novinho em folha, com todos os materiais e as instalações bem conservados e sem necessidade de manutenções ou reparos. Além disso, as construtoras costumam oferecer prazos de garantia após a entrega do apartamento, o que dá ainda mais segurança quanto à sua conservação.

Aplicação de tecnologia avançada e conceitos eficientes

Apartamentos na planta são construídos considerando o que há de mais atual na tecnologia do setor — como maquinário, softwares de controle das obras, visualizações e impressão em 3D, além de outros recursos. Tudo para garantir uma construção segura e eficiente. Além disso, o próprio apartamento poderá contar com a presença de dispositivos eletrônicos que permitem uma melhor funcionalidade, otimizando a segurança do usuário.

Construções assim procuram seguir princípios modernos voltados à disposição e ao dimensionamento eficientes dos cômodos, levando em conta critérios como ventilação e iluminação naturais, espaço para locomoção e distribuição dos móveis. Pensa-se também na quantidade ideal de tomadas, considerando o uso de mais equipamentos eletrônicos característico dos tempos modernos. Isso sem contar que instalações sanitárias, elétricas e hidráulicas acompanham o que há de mais moderno e eficiente, com materiais econômicos que otimizam a eficácia, garantem maior segurança à estrutura e não agridem o meio ambiente.

Possibilidade de customização

Algumas construtoras podem aceitar a interferência do cliente no projeto desde o início. Como o apartamento ainda está na planta, em construção ou nem sequer iniciado, pode-se propor alterações que satisfaçam as necessidades e os gostos do comprador. Fazendo tudo do jeito que achar melhor, a preocupação com reformas depois de receber o imóvel deixa de existir.

O que considerar sobre o consórcio?

Como já falamos, antes de entrar em um consórcio imobiliário, é importante conferir a reputação da administradora e se ela exerce suas atividades de forma legal — ou seja, se está autorizada pelo Banco Central. Mas também é preciso analisar o histórico da construtora, viu? Para isso, nada melhor que pesquisar e se informar sobre outros apartamentos e projetos que foram vendidos e entregues por essa mesma empresa, comparando as opiniões de clientes que fizeram negócio com ela.

Fique atento à documentação do apartamento, que deve estar devidamente registrada no cartório de imóveis. Preste atenção também se não existem cobranças indevidas no contrato da construtora. Guarde todos os documentos e materiais de divulgação sobre o apartamento em construção para depois conferir se tudo o que foi prometido foi efetivamente realizado. Compare cada detalhe com o memorial descritivo, que contém informações sobre as dimensões e a estrutura do imóvel.

Não se esqueça de fazer um planejamento, bem como simulações para avaliar até que ponto sua renda será comprometida com o pagamento das mensalidades. Lembrando que não é permitido comprometer mais de 30% do orçamento familiar. Procure estar sempre em dia para ter direito a participar dos sorteios e lances e não prejudicar o andamento do consórcio.

Um ponto a ser considerado ao entrar em um consórcio para comprar um apartamento na planta é a elevada possibilidade de valorização do imóvel. Pense bem: ele será construído ou está em construção, mas não foi concluído. Assim, até seu término, já poderá valer mais do que vale hoje. Por isso, muitos investidores aproveitam as oportunidades para comprar apartamentos em projeto com a intenção de revendê-los ou alugá-los quando forem entregues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário