sábado, 16 de julho de 2016

Alugar ou comprar imóveis: qual é o melhor investimento?


Alugar ou comprar imoveis qual e o melhor investimento.jpg
Distância do trabalho, família, relacionamentos e desejos pessoais são as principais características avaliadas por alguém na hora de escolher a modalidade de moradia ideal. Independentemente da região escolhida, podemos encontrar oportunidades de aluguel e compra bastante variadas, cada uma com condições, valores e tamanhos diferentes. Se você pensa em garantir um espaço próprio para viver e ainda não decidiu entre alugar ou comprar, aproveite para comparar ambas e escolha a melhor opção!

Vantagens de quem escolhe alugar imóveis

Opção bastante procurada por jovens e novos casais, o aluguel já foi considerado sinônimo de dinheiro desperdiçado, considerando que o valor mensal cobrado não garante qualquer retorno ao pagador. Porém, assim como ocorre em um contrato de serviço temporário, devemos entender que o dinheiro investido nas parcelas mensais tem seu valor em cada momento desfrutado no imóvel alugado. Veja as vantagens de quem opta por essa modalidade:

1. Economia e praticidade

Quem procura um imóvel para alugar não precisa arcar com um valor inicial muito grande. Geralmente, são exigidos somente as taxas e o pagamento das parcelas mensais. Para quem não dispõe de muitos recursos no momento e não pretende ficar um longo período na região do imóvel, ainda dá para economizar com mobília e eletrodomésticos. Embora possam ter um valor de locação mais alto, algumas casas e apartamentos já mobiliados garantem uma moradia confortável. Assim, se não quiser ir atrás de mobília e outros elementos, pode desembolsar um pouco mais para desfrutar da praticidade de encontrar um local já pronto para habitação.

2. Flexibilidade para mudança

Um aluguel de imóvel geralmente envolve contratos curtos, ou seja, o inquilino tem certa facilidade para entrar e sair desse tipo de moradia. Sendo assim, é uma opção valiosa para pessoas que se mudam com frequência ou que precisam passar somente um tempo em determinada cidade. Sem a propriedade, o morador dispõe de maior flexibilidade para escolher os locais que deseja passar um tempo de sua vida.

3. Diminuição dos riscos

Morar em imóvel de aluguel pode representar mais segurança às pessoas que ainda não possuem estabilidade no emprego ou que não pretendem criar raízes em determinada cidade. Além disso, uma possível diminuição da renda ou falta de recursos para continuar custeando a moradia não se torna uma experiência tão complicada. Nessa condição, você consegue sair do imóvel em um tempo relativamente curto e pode se mudar para um local mais barato enquanto recupera a estabilidade das finanças.

Vantagens de quem escolhe comprar imóveis

Considerando a redução do poder de compra do cidadão brasileiro, há quem aponte a crise como a principal causa do medo de investir em um imóvel próprio. Isso se explica pelo fato de que é um bem super valorizado na sociedade e, sendo assim, demanda um alto investimento do comprador. Mas então você se questiona: por que tanta gente ainda opta por ter uma casa própria para morar? Veja a resposta a seguir em 5 vantagens:

1. Economia a longo prazo

Assumir o investimento de um bem imobiliário pode ser uma boa maneira de economizar dinheiro. Acha que não? Pois saiba que, nessa condição, você é obrigado a se comprometer com o planejamento financeiro e assim passa a ser mais exigente com os próprios hábitos de consumo. Consequentemente, aprende a se organizar para garantir que a renda disponível seja suficiente para pagar o imóvel e outras despesas diárias ou mensais. Porém, se você é daquelas pessoas que não consegue poupar dinheiro para futuramente investir em uma casa ou apartamento, existe a opção de fazê-lo por meio do consórcio. Nesse sistema, não há cobrança de juros e as parcelas são definidas de acordo com a sua renda e capacidade de custear o valor mensal, o que é bastante vantajoso.

2. Patrimônio para o futuro

Na opinião de muitas pessoas, um imóvel próprio só não é considerado um investimento porque gera custos com manutenção durante toda sua vida útil. Entretanto, ele não deixa de ser um patrimônio valioso para o proprietário. Quem compra um imóvel para morar tem, além do conforto, a vantagem de contar com a valorização do bem no mercado em poucos anos, fato que pode proporcionar um bom valor de venda no futuro.

3. Personalização dos espaços

A primeira vantagem de ter uma casa própria com certeza é a liberdade de uso, afinal, existe algo mais frustrante do que não poder pendurar um quadro sequer na parede? Quando compra um imóvel, o proprietário tem permissão para fazer o que quiser em cada canto disponível. Se dispor de recursos, poderá reformar, pintar, modificar ambientes internos e externos e decorar com estilos e temas que preferir, sempre que tiver vontade.

4. Despesa finita com moradia

Ao comprar um imóvel, independentemente do seu valor, você tem a certeza de que as parcelas um dia serão quitadas. Para quem só conta com o serviço de aluguel, a preocupação de arcar um valor fixo durante todos os meses está sempre presente no planejamento financeiro. Assim, com a casa própria quitada, poderá destinar parte do recurso que seria investido em um aluguel para uma poupança ou simplesmente para gastar em algo que tem desejo.
Veja que, ao optar por um consórcio imobiliário, você ainda tem a chance de adiantar o pagamento das parcelas. Ao verificar o contrato da administradora, procure entender se essa possibilidade existe tanto para participantes contemplados quanto para os que ainda não foram. No caso de receber um aumento de salário, um bônus ou posses, poderá usar valores dos mesmos para antecipar o pagamento da carta de crédito. No consórcio, essa forma de adiantar parcelas também pode entrar como oferta de lance e assim há a possibilidade de acelerar a contemplação, ou seja, a aquisição do bem.

5. Conforto e qualidade de vida

Quando é proprietário do espaço em que vive, você fica livre de limitações causadas por regras pré-estabelecidas em alguns imóveis alugados, como normas de uso e controle de ruído. Com a possibilidade de adequar o uso ao seu gosto, você dispõe de maior conforto e qualidade de vida. Além disso, nada como garantir a tranquilidade de desfrutar de um espaço personalizado que não pode ser tirado de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário