terça-feira, 26 de julho de 2016

Saiba como comprar um imóvel usando a carta de crédito


saiba como comprar um imovel usando a carta de credito.jpg

Ser contemplado em um consórcio é o grande objetivo de todos os consorciados, certo? E se o propósito da carta de crédito for a compra de um imóvel, a ansiedade se torna ainda maior. Você até sonha em se ver livre do aluguel? Então quanto antes a contemplação ocorrer, melhor. Depois de ser contemplado, entretanto, dá-se início o efetivo processo de uso da carta de crédito. Mas você ainda não chegou a pensar nessa etapa? Se a contemplação acontecesse hoje não saberia nem por onde começar? Pois se tem muitas dúvidas sobre essa fase do processo, vale conferir agora o passo a passo deste post para entender direitinho como fazer a aquisição do seu lar doce lar! Vamos lá?

Defina suas necessidades

Uma vez contemplado no consórcio, seja por sorteio ou por ter dado o maior lance em uma sessão da assembleia, você deve começar a pensar sobre suas necessidades em relação ao imóvel. E nesse momento entra uma das grandes vantagens do consórcio: você pode escolher aquilo que for mais conveniente. Isso significa que você pode comprar tanto um apartamento na planta ou um imóvel novo, como também uma casa, por exemplo. Pode até escolher comprar um terreno para construir. Basta definir o que faz mais sentido para sua realidade e suas necessidades, de modo a encontrar o imóvel com as características adequadas. Mas ainda vale conferir com a administradora se há algum impedimento para fazer uma compra do tipo, ok?

Pesquise muito bem

Baseando-se no que você pode comprar com a carta de crédito e no que você precisa em um imóvel, é hora de começar a procura. Em geral, é recomendado que você dedique algum tempo para encontrar, com calma, um imóvel que realmente atende a suas necessidades. Faça pesquisas, compare preços, converse com os proprietários e pense se o imóvel realmente está dentro daquilo que você espera. Evite comprar a primeira opção que encontrar pela frente e que pareça barata, já que isso pode comprometer seu investimento e sua satisfação!

Avalie o preço

Por falar em imóvel barato ou caro, o valor certamente deve ser observado. E, felizmente, você nem sequer precisa comprar um bem que seja exatamente do preço da sua carta de crédito. Caso o imóvel seja mais barato, a diferença pode ser usada para quitar o valor das parcelas restantes — começando regressivamente, da última. Caso o valor restante seja menor ou caso você já tenha quitado todas as mensalidades o montante residual pode ser utilizado para pagamento de despesas decorrentes da compra do seu imóvel. Já se o imóvel for mais caro que sua carta de crédito, você pode usar recursos próprios para inteirar o valor. No caso de imóveis residenciais, por exemplo, é possível usar o dinheiro do FGTS, desde que obedeça a determinadas regras pela Caixa.

Conheça o imóvel

Depois de escolher o imóvel, o mais recomendado é que você faça algumas visitas, em horários e dias diferentes, para realmente conhecer o lugar. Nada de confiar apenas em fotos e vídeos! Procure se informar direitinho sobre a metragem do local, avalie as condições de estrutura e o acabamento e veja se tudo está de acordo com o preço cobrado. Caso se interesse verdadeiramente pelo imóvel, a administradora contrata profissionais especializados para a realização de laudos de avaliação, assim você garante segurança total na aquisição.

Negocie as condições

Se tudo estiver dentro dos conformes, agora é hora de negociar as condições de compra. E como, com a carta de crédito, todo o valor é pago integralmente ao proprietário, oferecendo a ele muita liquidez, você pode pedir em troca uma porcentagem de desconto, condições facilitadas ou que o pagamento das despesas burocráticas aconteça por conta do comprador, por exemplo. É importante notar, entretanto, que não será você quem vai pagar a transação. O dinheiro da carta de crédito não cai na sua conta, mas é mantido pela administradora, a responsável por efetivamente fechar o processo de compra. Por isso, é importante negociar previamente para conseguir as melhores condições.

Providencie a documentação

Após feita a sua escolha ideal, você terá disponível a carta de crédito com o valor correspondente ao imóvel que pretende comprar. Só que para que ocorra a liberação do uso desse valor você precisa fornecer alguns documentos tais como: a matrícula atualizada do imóvel que pretende adquirir, o IPTU t também uma ficha de avaliação – que na Rodobens fica disponível online na área do consorciado.

Posteriormente, você também deve apresentar a documentação adequada do proprietário do imóvel e também os seus documentos de identificação (RG, CPF e Certidão de casamento ou nascimento), uma vez que somente mediante aprovação da administradora é que o processo pode ser concluído.

Lembre-se do prazo

Não se esqueça que a carta de crédito só pode ser usada até o final da vigência do consórcio. Assim, se você está em um grupo de 10 anos e foi contemplado no segundo ano, ainda tem 8 anos para decidir onde investir. Essa decisão vai depender dos seus planos e da sua urgência em adquirir um imóvel. Note, entretanto, que a carta de crédito fica em uma aplicação de renda fixa, com um rendimento mensal adequado para que você não perca muito poder de compra. Dependendo das condições, pode ser vantajoso deixar render um pouco mais até fazer a aquisição.

Pague até o fim

Caso você tenha sido contemplado antes de quitar todas as suas parcelas, precisará continuar pagando o consórcio até o final do período estabelecido. Essa etapa após o uso da carta de crédito é fundamental, porque sem esse pagamento você pode ter o bem tomado como garantia. Assim, se você foi contemplado e ainda há mensalidades remanescentes, continue fazendo o pagamento normalmente, em dia, para evitar problemas com a administradora.

Comprar um imóvel usando a carta de crédito é um processo bem simples e que acontece principalmente por meio da própria administradora. Ao seguir todos esses passos, não apenas o processo se torna menos burocrático e mais rápido como também garante que você tenha o imóvel perfeito para suas necessidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário