sábado, 16 de julho de 2016

Consórcio: o conceito do autofinanciamento


30.09.2015_-_Consrcio_o-conceito-do-autofinanciamento_blog
Seja para comprar uma casa, um carro, uma moto ou um caminhão, pagar uma viagem ou contratar um serviço, os brasileiros têm enfrentado dificuldades para obter crédito em instituições bancárias que, nos últimos meses, têm cobrado altas taxas de juros para empréstimos e financiamentos. Se você se identificou com esta situação, não se preocupe! Há soluções a este problema, e o Blog da Rodobens pode te ajudar com dicas sobre consórcio. As vantagens são, entre outras:
  • Menos burocracias
  • Opção econômica
  • Sem taxa de juros e IOF
  • Operação segura

Fazer parte de um grupo de consórcio acaba sendo ainda mais vantajoso para quem não tem dinheiro para dar entrada, ou procura parcelamentos com mensalidades menores do que as cobradas em um financiamento tradicional. E tudo isso só é possível por um diferencial do sistema: o autofinanciamento.

O QUE É AUTOFINANCIAMENTO?

No consórcio, um grupo de pessoas se reúne para poupar uma quantia de dinheiro que seja suficiente para adquirir um bem. Esta é uma modalidade de financiamento que permite que você faça sua compra sem precisar recorrer a empréstimos bancários e, sendo assim, livrando-se do pagamento de juros.

Uma vez que os integrantes deste grupo pagam mensalidades à administradora de consórcio com o objetivo de comprar um mesmo tipo de bem, elas acabam formando um fundo comum, que é utilizado para autofinanciar a aquisição de cada um dos integrantes.

COMO FUNCIONA?

Por exemplo, imagine que 200 pessoas formem um grupo para comprar 200 imóveis, dividindo os pagamentos em 100 parcelas mensais. A cada mês, o dinheiro das parcelas pagas por todos os integrantes é usado para que pelo menos dois deles possam fazer a aquisição. Mesmo depois de receber a carta de crédito (por sorteio ou oferta de lance) os participantes continuam pagando as mensalidades até que todos sejam contemplados.

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRADORA

Pode parecer complexo, mas não é! A principal preocupação que você deve ter é escolher uma administradora de consórcio idônea, que tenha a autorização do Banco Central para operar. Veja dicas sobre isso aqui. São as administradoras que devem operar com transparência, garantindo segurança às operações e fazendo com que todos os integrantes contribuam de forma adequada, para poderem receber suas cartas de crédito corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário