sábado, 16 de julho de 2016

Consórcio ou financiamento de carros: descubra aqui a melhor opção

consorcio ou financiamento de carros descubra aqui a melhor opcao.jpg
Não tem como negar que o povo brasileiro é simplesmente apaixonado por carros, não é mesmo? Além de ser uma solução prática de mobilidade urbana, o automóvel ainda é símbolo de status e liberdade, além de constituir patrimônio para seus proprietários. Por essas e outras é que o momento de adquirir esse bem é tão aguardado e sonhado. E se você anda pensando em comprar um carro, provavelmente já deve ter se perguntado sobre a melhor forma de fazê-lo, certo?
E como o pagamento à vista normalmente é uma possibilidade bem distante para a maioria dos brasileiros, restam com 2 opções realmente viáveis: consórcio ou financiamento. Neste post, vamos detalhar o funcionamento dessas modalidades de pagamento, mostrando as vantagens de cada uma para que você consiga decidir a melhor opção para seu bolso. Então confira!

Como funciona o financiamento?

Em linhas gerais, podemos dizer que o financiamento é uma modalidade de empréstimo oferecido por um banco ou uma financiadora. Diferentemente dos empréstimos convencionais, o financiamento tem mais parcelas, permitindo que o comprador dilua o pagamento do bem durante vários anos. Outra diferença é que o financiamento só é aprovado para um objetivo específico. Assim, a liberação do crédito está atrelada à compra de determinado bem — nesse caso, oautomóvel.
Como em todo empréstimo, o banco ou a financiadora lucra por meio do pagamento de juros. Além do mais, exige uma série de garantias para liberar o dinheiro, que vão desde a comprovação de renda até o pagamento de taxas intermediárias entre as mensalidades — que podem ser semestrais ou anuais. Ainda é comum que financiamentos só sejam liberados caso o comprador seja capaz de dar uma entrada, pagando no momento da adesão uma porcentagem média de 30% do valor total do bem.

Quais as vantagens do financiamento?

O financiamento é uma opção bastante popular entre os brasileiros por ser de fácil acesso e trazer algumas vantagens interessantes, entre elas:

Imediatismo

Caso você consiga se adequar a todas as exigências do banco ou da financiadora, além de ter acumulado capital suficiente para dar uma boa entrada, poderá ter seu carro disponível no momento em que iniciar sua adesão ao crédito. Assim, antes mesmo de começar a pagar as parcelas, já terá o automóvel à sua disposição.

Negociação

Um ponto-chave para a negociação do seu financiamento é sua capacidade de saldar a entrada. Dessa forma, quanto maior é a entrada, maiores automaticamente se tornam as possibilidades de a instituição financeira disponibilizar juros menores, barateando as prestações do seu carro novo.

Abatimento

Caso você receba um dinheiro extra durante o período do financiamento, pode adiantar o pagamento de parcelas e, assim, também conseguir abatimentos e descontos. Você pode usar o dinheiro de rendas extras esporádicas (como o 13º) para amortizar sua dívida junto ao banco, encurtando o prazo total ou diminuindo o valor das parcelas.

Como funciona o consórcio?

No consórcio, várias pessoas se unem para saldar um bem por meio de uma pequena contribuição de cada um e da intermediação de uma instituição. Para a imagem ficar clara, vamos usar o seguinte exemplo: digamos que uma pessoa sozinha não possa comprar, à vista, um carro de 40 mil reais. Mas se ela encontrar outras 9 pessoas e cada uma contribuir com 3 mil reais mensais, um carro com esse valor pode ser comprado a cada mês! Assim, cada um desses consorciados mantém sua contribuição durante 10 meses de forma que, a cada mês, um novo carro é comprado e destinado aos consorciados via sorteio. E o melhor é que tudo isso é sem juros, já que o carro será comprado à vista!

Quais as vantagens do consórcio?

O consórcio de carros apresta uma série de vantagens, dentre as quais podemos destacar:

Ausência de entrada

Ao contrário da situação do financiamento, no consórcio não é preciso entrar com um grande montante de dinheiro para conseguir a liberação do crédito. E especialmente em tempos de instabilidade econômica, quando poupar leva cada vez mais tempo e se torna mais difícil, essa facilidade é mais que bem-vinda, não concorda?

Juros zero

Como já adiantamos ali na nossa explicação sobre o consórcio, essa modalidade não conta com a cobrança de juros. Por isso, nada de endividamento pelo efeito bola de neve normalmente causado pelos juros! No entanto, vale lembrar que existem pequenas taxas de adesão, manutenção e seguro. Mesmo assim, o valor total do consórcio é, quase sempre, menor que o de um financiamento.

Possibilidade de contemplação

Tudo bem que o financiamento libera o automóvel no ato da compra. Mas isso não significa que o consorciado precisa pagar todas as suas parcelas para só então pegar as chaves do carro, viu? Nessa modalidade são realizados sorteios mensais em que cada consorciado tem a chance de ser contemplado. Além disso, em alguns casos, é possível aumentar sua chance de ser contemplado por meio de lances!

Carta de crédito

Ao ser contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito e garante assim um "poder" de compra para adquirir o bem desejado.

Controle financeiro

A ausência dos juros faz com as prestações do consórcio sejam mais previsíveis. Com isso, existe uma menor possibilidade de a dívida virar uma bola de neve, que aumenta a cada mês. Por isso, você se torna capaz de fazer um planejamento melhor da sua vida financeira, prevendo exatamente quanto poderá separar para a compra do carro novo e quanto da sua renda pode ser destinada a outros gastos ou investimentos.
Consórcio ou financiamento são opções para que você consiga realizar o sonho de ter um carro para chamar de seu. Mas não se esqueça que, apesar de apresentarem grandes facilidades e vantagens, são dívidas. Portanto, é preciso que você tenha uma vida financeira bem estruturada antes de assumir qualquer um desses compromissos, ok?

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir